O que colocar na lancheira infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Nos dias atuais, vivemos um desafio: a falta de tempo para decidir o que colocar na lancheira infantil. Porém, sabemos a importância de uma nutrição equilibrada para a manutenção da saúde e do bem-estar dos pequenos.

| + Veja como conseguir bolsas de estudos de até 80%

Como pais, cuidamos para que a alimentação de nossos filhos esteja adequada para o crescimento não só físico, mas também intelectual. Afinal, a nutrição durante a infância é de extrema necessidade para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Montar uma lancheira prática, saudável e atraente é uma excelente maneira de garantir que seus filhos estejam recebendo os nutrientes necessários ao longo do dia. Continue a leitura para saber o que colocar na lancheira infantil para deixá-la mais saudável.

O que colocar na lancheira infantil?

1) Frutas e vegetais:

Inclua frutas e vegetais frescos, cortados em tamanhos menores para crianças. Além disso, opte por opções coloridas e de diferentes texturas para tornar a lancheira mais atraente.

2) Proteínas:

Escolha fontes de proteína magra, como peito de frango, peru, ovos cozidos, iogurte grego ou queijo cottage. Também é importante maneirar o uso constante de carnes processadas ou com alto teor de gordura.

3) Grãos integrais:

Opte por pães, bolos ou biscoitos feitos com grãos integrais em vez de refinados. Além de fornecer energia sustentável, também ajuda a garantir fibras para uma digestão saudável.

4) Laticínios saudáveis:

Se incluir laticínios, opte por opções com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte ou queijo.

5) Evite alimentos ultraprocessados:

Quando começar a pensar sobre o que colocar na lancheira infantil, evite ao máximo incluir alimentos ricos em açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio elevado. Isso inclui muitos salgadinhos, doces e refrigerantes.

Veja também: + Dicas de café da manhã para crianças

6) Hidratação:

Inclua uma garrafa de água para manter seus filhos hidratados ao longo do dia. Evite sucos industrializados, que muitas vezes contêm açúcares em excesso.

Como montar uma lancheira saudável para meu filho?

Envolver as crianças no processo de escolha dos alimentos e entender suas preferências é fundamental para garantir que eles apreciem e consumam os itens da lancheira. Aqui estão algumas dicas para ajudar os pais a conversar e entender os gostos de seus filhos em relação à alimentação:

1) Variedade é a chave:

Inclua uma variedade de alimentos para garantir a ingestão de diferentes nutrientes. Isso pode incluir frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e laticínios saudáveis.

2) Planejamento:

Dedique um tempo para planejar as refeições da semana, incluindo as lancheiras. Isso torna mais fácil escolher alimentos saudáveis e evitar decisões de última hora.

3) Envolver as crianças:

Inclua seus filhos no processo de escolha dos alimentos para a lancheira. Dessa forma, os ajuda a se sentir mais envolvidos e propensos a comer os alimentos selecionados.

4) Apresentação atrativa:

Use recipientes coloridos e divisórias para criar uma lancheira visualmente atraente. A apresentação pode influenciar no interesse das crianças pela comida.

5) Diálogo aberto:

Crie um ambiente em que seu filho se sinta à vontade para compartilhar suas preferências alimentares. Faça perguntas abertas e ouça atentamente suas respostas.

6) Explique a importância:

Converse sobre por que é importante ter uma alimentação equilibrada. Explique como diferentes alimentos podem ajudar no crescimento, na energia e na saúde geral.

7) Incentive a experimentação:

Encoraje seu filho a experimentar novos alimentos. Mesmo que no início ele possa relutar, tente introduzir gradualmente novos itens na lancheira.

8) Ofereça escolhas saudáveis:

Em vez de dizer "o que você quer para o lanche?", ofereça opções saudáveis e permita que ele escolha entre elas. Isso dá a sensação de controle sem comprometer a qualidade da alimentação.

9) Seja flexível:

Nem sempre as preferências alimentares permanecem as mesmas. Portanto, esteja disposta a ajustar a lancheira conforme as mudanças nos gostos e necessidades do seu filho.

10) Demonstre o exemplo:

As crianças tendem a imitar o comportamento dos pais. Dessa forma, é necessário que você tenha hábitos alimentares saudáveis.

11) Elogie escolhas saudáveis:

Reforce positivamente quando seu filho escolher opções saudáveis para a lancheira. Isso pode incentivá-lo a fazer escolhas melhores no futuro.

12) Seja paciente:

Mudar os hábitos alimentares leva tempo. Seu filho pode não gostar de algo de imediato, mas continue oferecendo alternativas saudáveis e variadas.

13) Não force:

Evite pressionar a criança a comer alimentos que ela não gosta. O objetivo é criar uma relação positiva com a comida, não causar estresse.

Ao criar um diálogo aberto e positivo em torno da alimentação, os pais podem ajudar seus filhos a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis desde cedo, promovendo uma relação equilibrada e prazerosa com a comida.